INSTRUÇÕES TECNICAS

ESPECIFICAÇÕES DO PRODUTO

Os produtos da Panozzo Revestimentos são revestimentos em concreto de alto desempenho, compostos de placas à base de cimento estrutural, alguns destes podem ser coloridas por pigmentos de origem inorgânica e resistentes ao meio alcalino. Os produtos Panozzo têm excelente desempenho térmico com  baixa absorção de calor, mesmo assim,  cores escuras aquecem mais do que as cores claras, o branco é a cor que tem melhor desempenho térmico, as demais cores, consideradas escuras, têm composição diferenciada que as tornam mais condutoras de calor, não tendo por característica um bom desempenho térmico.

ATENÇÃO: Os revestimentos  são fabricados artesanalmente e podem apresentar pequenos trasos de rusticidade, diferenças de dimensões como variações de espessura, textura e cores, além de pequenas marcas em suas arestas ou faces. São peças de concreto arquitetônico de alto desempenho e apresentam as vantagens deste material, como alta resistência mecânica e durabilidade, desde que assentadas corretamente.

Sugerimos que a colocação do material seja acompanhada por profissionais habilitados: arquitetos, engenheiros e técnicos de edificação, e que sejam assentados por profissionais especializados em assentamento de mármores, granitos e placas cimentícias. Tão importante quanto adquirir um produto de qualidade, é contratar um profissional de assentamento que

garanta o sucesso do seu serviço.

RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM DOS PRODUTOS

 

Orientações na hora de receber seu produto.

Confira o material atentamente e observe se está conforme o pedido realizado. Se verificar alguma irregularidade, siga o procedimento:

Registre a ocorrência no conhecimento de entrega.

Comunique imediatamente a revenda responsável.

Jamais instale o produto caso encontre algum defeito visível, pois produto assentado é considerado produto aceito, conforme Lei do Consumidor.

Guarde sempre sua nota fiscal para caso de futura assistência técnica.

Na descarga e no transporte

No ato da entrega dos produtos, devem ser devolvidos à fábrica os materiais utilizados para embalagem, ou seja, Pallets, cavaletes e isopor atendendo a Lei 12305 de 02/08/2010 da PNRS (Política Nacional para Resíduos Sólidos);

Nunca remover a lona da carga e descarregar sob chuva.

Retirar as camadas de isopor e ou EVA que ficaram entre as peças durante o transporte.

Os responsáveis devem estar com as mãos limpas ou usar luvas para evitar manchar as peças, e não devem apoiar os joelhos ou qualquer parte do corpo nas peças.

Armazenamento dos produtos

O produto é sensível a manchas antes da aplicação da proteção, portanto necessita de cuidados no transporte e no manuseio.

Os responsáveis pelo descarregamento e pelo armazenamento do produto deverão estar com as mãos limpas ou usar luvas para conservar as peças sem manchas.

O material deve ser armazenado em área limpa, coberta, e o chão deve ser forrado com plástico (não usar papelão).

Armazene as peças na vertical, a fim de mantê-las sem avarias.

Cubra as peças com plástico.

Se recomenda que o armazenamento em obra não supere a 30 dias.

ATENÇÃO:

Recomendamos que as peças não sejam armazenadas por tempo prolongado, pois tendem a formar manchas. Este processo é natural do concreto, não sendo assim considerado um defeito do produto. É muito importante ter alguém capacitado para fiscalizar o momento do armazenamento das peças e caixas, para evitar danos irreparáveis ao produto. Para assentamento acima de 3 metros recomendamos uso de insertos metálicos. Após o assentamento e a limpeza, é importante proteger o revestimento, impermeabilizando-o.

 

 

ASSENTAMENTO

 

É  importante a contratação de um profissional  experiente em assentamentos  destinado a instalar o produto.  Sertifique se que a colocação do produto seja  a última etapa realizada na obra, evitando que a execução dos demais serviços danifique-os.

Verificar o verso da peça, caso este apresente uma camada de nata de cimento, escove o verso desta para que a camada seja removida. OBSERVAR SE O VERSO DA PEÇA  esta deve estar limpa e livre de poeira assim como a parede.

Antes de assentar o produto, borrifar água na parede, assim como na peça. Utilizar argamassa aciii flexível , destacando que, para um bom desempenho do assentamento, os procedimentos de preparo, dosagem, mistura, tempo de descanso e aplicação, devem ser respeitados seguindo instruções do fabricante, geralmente estas se encontram na embalagem do produto.

Utilizar desempenadeira dentada de 8mm.  Aplicar argamassa tanto na parede como no produto,  primeiro com o lado liso da desempenadeira e depois com o lado dentado, fazendo com que os veios fiquem paralelos no produto e no local a ser assentado.  Bater levemente com martelo de borracha branco e protegido com fita crepe ou usar a palma da mão, retirar o excesso de argamassa das juntas para evitar que inviabilize a remoção posterior.

Atenção: não aplicar sob sol intenso, pois a perda de umidade da colocação  argamassa e rejunte) pode danificar os mesmos.

REJUNTAMENTO

O rejunte deverá ser aplicado 72 horas após o assentamento.

tanto em áreas internas, como externas, utilizar rejunte aditivado flexível tipo ii

destacando que, para um bom desempenho do rejuntamento,

os procedimentos de preparo, dosagem, mistura, tempo de descanso e aplicação,

devem ser respeitados, seguindo as instruções do fabricante, estas geralmente encontrasse na embalagem do produto ou entre em contato pelo SAC do fabricante.

Recomenda-se utilizar fita crepe larga para proteção das peças, umedecer as juntas, então

seguir para o processo de rejuntamento, procure  evitar o sol intenso na hora de rejuntar.

No momento de aplicação do rejunte as peças devem ser constantemente molhadas.

Retirar a fita crepe logo após o rejuntamento, nunca ultrapassando o tempo máximo de 30 minutos. Na largura das juntas no habitual esta  são de 3 a 6 mm. As juntas de dessolidarização ajudam a absorver as movimentações das paredes e evitando microtrincas e até descolamento das peças , estas juntas devem ser previstas no projeto e determinadas pelo engenheiro responsável da obra.

CORES E PINTURA

 

As peças  foram projetadas para aceitar pintura, aqui você pode ajustar a cor ao gosto e freferencia de você  e escolher a cor que melhor encaixe em seu projeto.

A Panozzo Revestimento também trabalha com o serviço de pintura e assim você poderá receber seu produto pintado e pronto para instalação. As tintas sugeridas são: látex, acrílica acetinada, acrílica fosca, acrílica semi brilho e automotiva. a definição de escolha deverá ser feita junto a um profissional, respeitando as indicações de uso e ambiente.

LIMPEZA EM OBRA

 

Após o assentamento e rejuntamento, é imprescindível conservar o revestimento limpo, coberto com plástico até a conclusão da obra, para evitar qualquer sujeira . Recomendamos nunca utilizar papelão. A limpeza pós-obra deverá ser executada 72 horas depois do rejuntamento. Utilizar detergente neutro ou alcalino. Jamais utilizar produtos de base ácida para a limpeza. Caso usar lavadora de alta pressão, tenha a precaução de verificar se o leque está aberto . Para remoção de eventuais asperezas nas peças, utilizar lixa d’agua nº 800.

Na limpeza pós-obra com detergentes alcalinos recomendado para: enxaguar o piso com água limpa. Diluir o detergente na proporção: uma parte de detergente para 5 partes de água. Logo aplicar e deixar agir por 5 minutos. Esfregar com escova  ou vassoura  com água em abundância, enxague e  jamais deixar o detergente secar sobre a peça.