MANUAL DE MONTAGEM GESSO 3D

Faça você mesmo. Instalação de painéis decorativos feitos a partir de placas em gesso 3D

Este manual fornece informações, instruções e dicas a respeito da instalação de painéis decorativos feitos a partir de placas em gesso. Assentar placas de gesso 3D é um processo que requer análise do ambiente, isso resulta em um bom trabalho. Como fazer passo a passo, não tem muito segredo, entenda melhor a respeito para fazer de forma correta e ter bons resultados no seu trabalho.

 

FERRAMENTAS

 

É muito importante que o instalador, antes de iniciar os trabalhos de colocação das placas, certifique- se de que possui todas as ferramentas e equipamentos essenciais para o assentamento, de forma a poupar tempo e trabalho durante a execução dos serviços. As ferramentas e equipamentos necessários para a execução do assentamento das placas decorativas são: linha de gesseiro, nível laser, espátula de silicone ou plástico, lápis de carpinteiro, nível de alumínio (1m), trena, esquadro, vasilhame para mistura de argamassa colante (gesso cola), serrote ou serrinha, carrilho, desempenadeira de aço dentada.

 

MATERIAIS

 

Os materiais necessários na execução de uma instalação de um painel decorativo em gesso.

• Água

• Gesso Cola (argamassa colante )

• Placas de gesso 3D

 

PASSOS PARA INSTALAÇÃO

 

Passo 1: Antes de tudo, faça a marcação na parede para ter o alinhamento certo para realizar a instalação, o nível laser pode ser de grande ajuda.

 

Passo 2: Faça a preparação do gesso cola: Coloque aproximadamente 600 ML de agua em uma vasilha limpa, acrescente o gesso cola do saco polvilhando aos poucos até surgir uma fina camada de pó sobre a agua, aguarde uns segundos até agua penetrar no gesso, logo bata vigorosamente até ter uma massa cremosa consistente e homogênea, se precisar acrescente mais agua ou gesso até atingir o estado cremoso. Obs: quando o gesso cola começar a mostrar indícios de que esta endurecendo coloque este fora e faça uma nova massa, nunca acrescente agua para reaproveitar!

 

Passo 3: Antes de espalhar o gesso cola com uma desempenadeira é bom umedecer o verso da placa com uma esponja, pode-se submergir a esponja na água depois passar pela base da placa, onde vai ser colocado o gesso cola, isto facilitara a instalação dando ao gesso cola um tempo a mais para trabalhar este na posição correta na parede.

 

Passo 4: Assentar as placas na parede, começando de um extremo até o próximo de cima para abaixo, assim o recorte fica na base da parede. As arestas das placas devem encostar.

 

Passo 5: Depois de instaladas todas as placas o rejunte pode ser feito com massa corrida, recomendamos passar esta com espátula de borracha e retirar o excesso com esponja, deixar secar e repetir a operação até ficar a gosto. E possível fazer sumir de vista o rejunte, isto requer que o rejunte seja lixado até as arestas das placas ficarem imperceptíveis, na fixação recomendasse o uso de lixa para massa grão 220.

 

PINTURA

 

Depois de seco o rejunte, retire a poeira com um pano úmido, logo após, proceda com a pintura. Recomendamos a compra de tinta para gesso ou uso de fundo preparador, isto garante a correta aderência da tinta. O uso de pistola é o mais indicado para obter um ótimo acabamento, também e possível pintar a pincel ou rolo, este requer maiores cuidados para obter uma superfície sem defeitos.